Agência Brasil
BRASÍLIA – O ministro das Cidades, Márcio Fortes, comentou hoje durante o programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação, as alterações nas regras do programa Minha Casa, Minha Vida. O plano habitacional foi lançado no último dia 25, mas pretende reduzir as exigências de adesão. A partir da próxima segunda-feira, as novas regras serão divulgadas pela Caixa Econômica Federal. “Uma série de medidas foram adotadas nesse intervalo para que na segunda-feira o programa esteja funcionando”, afirma o ministro da Cidades, Márcio Fortes.
As medidas visam reduzir exigências e desburocratizar a linha de crédito de R$ 3 bilhões para o capital de giro das construtoras. O cadastro será organizado pelos municípios, estados, entidades representativas, movimentos sociais. “É um conjunto de ações para que o sonho da casa própria possa ser efetivado dentro de um caminho novo, privilegiando as ações da empresas”.
Márcio Fortes comentou que as cidades com número de habitantes entre 50 mil e 100 mil e que estejam em situação de calamidade, déficit habitacional e crescimento populacional acima da média terão condições específicas para que também implementarem o programa. “Nos próximos dias deve ser editado um decreto para dispor sobre essas situações”, afirmou o ministro.
Mais informações sobre o Programa Minha Casa Minha Vida, estão disponíveis no site www.minhacasaminhavida.gov.br.