Caixa: Apcef/MG cobra revisÆo de CI que tira comissÆo de substituto

(Brasília) Na semana passada, a Apcef/MG encaminhou ofício à direção da Caixa Econômica Federal no qual contesta o teor da circular interna Supes/Geret nº 050/07, que retira a comissão dos empregados substitutos, e cobra a imediata revisão da medida. O normativo foi expedido pela Superintendência Nacional de Gestão de Pessoas no último dia 9 de fevereiro e, a exemplo de CI anterior – como a de nº 293/06, é um desrespeito aos direitos dos empregados. A CI 293 altera a jornada de trabalho dos ocupantes de cargos técnicos que reclamam na Justiça jornada de seis horas diárias e, devido a isso, diversas bases sindicais (Amapá, Campinas/SP, Campo Grande/MS, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Pará e Pernambuco) conquistaram vitórias judiciais contra a medida.

Até então, no caso da CI 050, o empregado que assumia as funções de um gerente de segmento em uma agência, quando este era destacado para um treinamento ou reunião externa, recebia a comissão correspondente. Com a nova CI, o substituto deixa de receber pelo trabalho desempenhado, mesmo que o afastamento dure de 15 a 30 dias para um treinamento.

A medida da empresa, no entendimento da Apcef/MG, demonstra desinformação sobre a realidade atual das unidades e promove desmotivação e indignação entre os empregados, sobretudo por “apontar para a possibilidade de agressão a direitos garantidos em acordo coletivo de trabalho”.

Eleições na Apcef/MG
As eleições para a escolha da diretoria executiva e do conselho deliberativo da Apcef/MG (triênio 2007/2010) terão duas chapas concorrentes: chapa 1 – “Apcef/MG em Movimento” e chapa 2 – “Retomar o Movimento”.

Os candidatos a presidentes das duas chapas são Paulo Roberto Damasceno – Gifug/BH (chapa 1) e Jerry Adriane Teles Magalhães – Rerev/BH (chapa 2). O pleito, marcado para os dias 27 e 28 de março, ocorre em todas as unidades da Caixa em Minas Gerais.

Fonte: Fenae

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram