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SÃO PAULO – Os usuários brasileiros de cartões de crédito perderam cerca de R$ 101,3 bilhões em pontos no cartão em 2010, segundo revelam dados do Banco Central.
De acordo com o BC, a falta de utilização dos consumidores e o cancelamento do produto são os fatores que mais explicam o número expressivo de pontos perdidos nos programas de fidelidade dos cartões de crédito.
Considerando os trimestres, o levantamento aponta que o último trimestre de 2010 foi o período no qual os usuários mais perderam pontos:R$ 27,177 bilhões. O terceiro trimestre aparece em seguida, com R$ 26,829 bilhões de pontos perdidos, seguido pelo segundo trimestre, com R$ 24,146 bilhões de pontos e pelo primeiro, com R$ 23,186 bilhões.
Cuidados
De acordo com a gerente jurídica do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Maria Elisa Novais, o desconhecimento também pode ser uma explicação para que o consumidor não utilize esses pontos.
Assim, esclarece ela, o banco precisa disponibilizar de forma ostensiva as informações, tendo por escrito que o consumidor teve ciência das regras de utilização e de quaisquer outros dados que envolvam os pontos e o cartão.
Além disso, alerta Maria Elisa, a administradora do cartão não pode alterar a pontuação, mesmo avisando o consumidor.
Segundo a gerente jurídica do Idec, quem tiver pontos perdidos por desconhecimento do uso pode solicitar a pontuação novamente para a empresa, e, caso o problema não se resolva, buscar o Procon de sua cidade ou entrar com ação judicial.