(Vitória da Conquista) A Comissão de Defesa do Consumidor (Comdecon) multou a agência Maximiliano Fernandes Urbana do Bradesco, em Vitória da Conquista (BA), pelo não cumprimento da Lei Municipal dos 15 Minutos. A multa foi entregue ao Gerente Geral da agência, Joel de Castro Donato, na terça-feira (12). O banco tem dez dias para pagar ou recorrer. Mesmo que recorra da sentença, o Bradesco terá que pagar 50% do valor da multa.
No ano passado, a Lei foi reformulada e trouxe mais exigências aos bancos, que agora, além do tempo máximo de atendimento em 15 minutos, são obrigados a instalar sanitários e bebedouros para atender aos clientes. Desde fevereiro deste ano, a Comdecon passou a fiscalizar as agências bancárias de Vitória da Conquista e emitir notificações de irregularidades. Como o Bradesco não se adequou à Lei, o órgão emitiu multa.
A redução do tempo de espera nas filas é uma luta antiga do Sindicato dos Bancários. A legislação que regulamenta o tempo de atendimento foi do bancário, na época vereador, Miguel Felício.
Os bancos, setor que tem alcançado lucros recordes, devem respeitos aos seus clientes, e isso passa pelo cumprimento da Lei. A não observância dos requisitos legais é sinônimo de punição.
Fonte: Graziane Madureira – Seeb VC