Folha Online
Três bancos lideram o ranking das 110 marcas mais valiosas do Brasil. O Bradesco é o primeiro seguido por Itaú e Banco do Brasil, aponta a pesquisa da consultoria Brand Finance divulgada nesta terça-feira.
Líder também no ano passado, a marca Bradesco encerrou o ano passado avaliada em R$ 16,265 bilhões. O Itaú ficou em segundo, com sua marca avaliada em R$ 11,814 bilhões, e o Banco do Brasil em terceiro, avaliado em R$ 7,415 bilhões. Em relação ao ano anterior (2007), o Itaú subiu quatro posições, enquanto o BB caiu uma.
Outros bancos no ranking são a Caixa Econômica Federal (de 35ª para a 17ª posição), Real subiu nove posições (37ª para 28ª), Unibanco (41ª para 31ª), Santander (44ª para 25ª) e HSBC (44ª para o 46ª). A Nossa Caixa foi a única instituição que recuou, indo da 69ª posição para a 76ª, e o Banrisul foi o único que apareceu na listagem, na 107ª colocação.
A marca da Petrobras, empresa de capital aberto (ações em Bolsa) com maior valor de mercado, subiu da oitava para a sétima posição, avaliada em R$ 5,904 bilhões. A Vale foi do 16º para o 11º lugar (R$ 4,086 bilhões).
Em sua pesquisa, a Brand Finance considera dados de 5.150 pessoas em todo o território nacional. Integram o levantamento indicadores como produtos/serviços, preço, marketing e comunicação, governança corporativa e responsabilidade socioambiental, serviços ao consumidor e canal de distribuição. Para o índice final, a pesquisa considerou ainda a eficiência, margem operacional, rentabilidade, resultado líquido, patrimônio líquido e Ebitda.
Veja o ranking das dez marcas mais valiosas:
1. Bradesco – R$ 16,265 bilhões
2. Itaú – R$ 11,814 bilhões
3. Banco do Brasil – R$ 7,415 bilhões
4. Volkswagen – R$ 6,629 bilhões
5. AmBev – R$ 6,398 bilhões
6. Vivo – R$ 5,934 bilhões
7. Petrobras – R$ 5,904 bilhões
8. General Motors / Chevrolet – R$ 5,874 bilhões
9. Oi / Telemar – R$ 5,474 bilhões
10.Fiat – R$ 5,075 bilhões