Os bancários do Bradesco promoveram nesta quinta-feira, dia 24, das 11h30 às 12h, uma nova atividade do seu calendário de Dia de Lutas para cobrar auxílio-educação, Plano de Cargos e Salários (PCS), melhorias no plano de saúde, contratações para diminuir a sobrecarga de trabalho e mais segurança. A manifestação, de alcance nacional, integrou a Campanha Nacional de Valorização dos Funcionários, e alterou a rotina da agência Andradas, localizada na Rua Vigário José Inácio, no centro de Porto Alegre.
A atividade reafirmou as denúncias ao banco, que tem um dos maiores lucros do Brasil, mas continua desrespeitando seus trabalhadores ao não atender suas demandas. Os bancários entregaram à população um folheto intitulado Banco do Planeta Incompleto, denunciando as pressões no ambiente de trabalho e a exploração aos clientes, como cobrança de juros e tarifas abusivas, filas e atendimento precário e a exclusão de clientes de baixa renda.
Esse calendário de atividades começou no ano passado e, neste mês, promoveu atividades de protesto e conscientização diante de agências nos dias 8, 15 e 24. O material impresso distribuído e as manifestações são organizadas pelo Coletivo Estadual dos Funcionários do Bradesco, que também utiliza carro de som.
“O Coletivo Estadual dos Funcionários está mobilizado para exigir do Bradesco o auxílio-educação. Ao mesmo tempo em que o banco não concede esse benefício, exige qualificação e realiza pesquisa de avaliação do nível de conhecimento de seus funcionários”, denunciou o diretor sindical e funcionário do banco, Nilton Correa Gomes.
Gilnei Vestfal, dirigente sindical e membro do coletivo, acrescentou que, neste momento em que se começa a campanha salarial da categoria, a unidade dos bancários e da sociedade é um recado ao Bradesco, para que ele acabe com o tratamento arrogante e intransigente. “Exigimos auxílio-educação, atendimento qualificado e condições de trabalho satisfatórias!”
O SindBancários e o Coletivo Estadual dos Funcionários do Bradesco seguirão realizando atos pela Campanha de Valorização dos Funcionários, pressionando o banco para vir negociar e tratar seus funcionários e clientes com respeito e dignidade.