(São Paulo) Aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 28, a reunião do Conselho de Administração do Banesprev. Diversos itens foram deliberados, com destaque para a aprovação das Demonstrações Contábeis do primeiro trimestre, com as ressalvas dos conselheiros eleitos sobre o “serviço passado”, que se refere ao aporte de recursos referente ao Plano II. A representação dos funcionários entende que é devido ao fundo de pensão pela patrocinadora, o Banco Santander.
“É importante destacar também a ressalva quanto à necessidade de aporte pela patrocinadora de recursos para um fundo recentemente constituído, o Plano V, que entendemos ser insuficiente”, afirma a diretora do Sindicato de SP, membro do Conselho de Administração e funcionária do Santander Rita Berlofa.
Rita destaca também que, em relação à deliberação do regulamento interno do Comitê Gestor do mesmo plano, o Conselho deliberou, por unanimidade, que o processo de escolha dos seus membros seja por eleição direta dos participantes, proposta defendida pela Comissão Nacional dos Aposentados/Afubesp e pelo Sindicato. Lembrando que este processo será conduzido pelo Banesprev, a exemplo dos demais colegiados.
“Respeita-se, assim, a governança corporativa e a transparência, fortes características do Banesprev, bem como assegura a livre manifestação dos participantes para escolha legítima de seus representantes e a garantia da participação de todos os segmentos dos aposentados”, disse.
Fonte: Danilo Pretti Di Giorgi – Seeb SP