Bom humor marca manifestação no ABN e Santander do Rio

(Rio) Ao som de uma versão da marchinha “Touradas em Madrid” (de Alberto Ribeiro e João de Barro), a Cia de Emergência Teatral, dirigida por Marcos Hammelin apresentou um esquete bem-humorado para marcar mais uma atividade da Jornada em Defesa do Emprego no ABN Real e no Santander: o banqueiro-toureiro Botín, auxiliado por (Fábio) Barbosón, presidente da Febraban, enfrentava a resistência de uma bancária e toreava uma vaca holandesa verde e amarela, cores do grupo ABN Amro. O texto mencionava as 19 mil demissões que já são previstas e as ações que os trabalhadores podem realizar para impedir as demissões em massa: pressionar o governo pela ratificação da Convenção 158 da OIT, esclarecer a população sobre as conseqüências da fusão e até mesmo fazer greves para evitar as dispensas.

Além da apresentação do esquete, houve falação nas agências que ficam no térreo dos dois prédios onde funcionam as diretorias regionais dos dois bancos: a do Santander na Praça Pio X, ao lado da Igreja da Candelária, e a do ABN Real na esquina de Av. Presidente Vargas com Av. Rio Branco. Foram também distribuídas cartas abertas específicas para os clientes e usuários de cada um dos bancos.

Diretores dos Sindicatos dos Bancários de Angra dos Reis, Baixada Fluminense, Espírito Santo, Niterói, Petrópolis, Rio de Janeiro e Teresópolis, além de representantes da Federação, participaram do ato.

Manifestações no HSBC
O Sindicato da Baixada Fluminense paralisou as atividades de duas agências do HSBC na última segunda-feira: Belford Roxo e São João do Meriti. Na última leva de demissões, houve dispensas nas duas unidades. Os funcionários aderiram maciçamente à manifestação, permanecendo do lado de fora da agência durante todo o ato.

Ontem houve atividade organizada pelo Sindicato de Niterói e Região (foto), que realizou ato na Agência Centro, uma das maiores do país. Foram distribuídos gorros pretos, um panfleto sobre o Natal de Maldades do HSBC e o jornal nacional Análise. Até o final da semana, haverá atos semelhantes em outras agências da base.

Também na manhã de ontem, o Sindicato do Espírito Santo realizou manifestação na agência Avenida Princesa Isabel, no centro da capital. O auto-atendimento ficou paralisado desde as 9h e os demais serviços, das 11h às 12h. Os funcionários do banco em todo o estado usaram roupas pretas simbolizando o luto pelas demissões que aconteceram no estado.

As atividades atendem ao calendário internacional que foi definido pelos trabalhadores do banco britânico em vários países, durante a reunião Conjunta das Redes Sindicais de Bancos Internacionais, que aconteceu em São Paulo no final de novembro.

Fonte: Feeb RJ/ES

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram