Bom-humor e irreverˆncia no protesto contra Bush

(Salvador) Caixões, bonecos gigantes com a imagem de Bush, tambores, faixas, bandeiras e muitas palavras de ordem, vão dar o tom dos protestos que trabalhadores, estudantes, sindicalistas e entidades dos movimentos sociais prometem fazer para marcar a passagem do presidente norte-americano, George W. Bush, nos dias 8 e 9 de março, pelo Brasil.

 

Em Salvador, milhares de pessoas participam de grande passeata do Campo Grande ao Centro Histórico, dia 8 de março, a partir das 14h. A chegada de Bush ao Brasil coincide com as atividades em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, tradicionalmente, marcado por fortes manifestações de rua, o que dará um impulso ainda maior à mobilização.

 

Segundo Adilson Araújo, membro da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) e dirigente da Cut-Bahia, esta é uma grande oportunidade de o povo brasileiro ir para as ruas e manifestar repúdio contra o imperialismo e as ações de terror que os EUA vêm impondo sobre os povos de diversas nações. “

 

Além do Brasil, outros países latinos estão organizando fortes manifestações contra Bush, responsável pelas guerras contra o Afeganistão, em 2001, e o Iraque, em 2003. Foi também durante a gestão Bush que a imprensa internacional denunciou a utilização da base militar de Guantânamo (em Cuba) como campo de concentração e do centro de torturas de Abu Ghraib. Os Estados Unidos também são responsáveis pelo bloqueio econômico de mais de 45 anos imposto a Cuba e por sabotar o Protocolo de Quioto, que prevê a redução da emissão de gazes poluentes.

 

A viagem "diplomática", que inclui passagem pelo Brasil, Uruguai, Colômbia, Guatemala e México, faz parte de uma turnê latino-americana e representa uma contra-ofensiva, face às alianças do Mercosul e ao fracasso dos Estados Unidos no processo de implantação da Alca.

 

Fonte: CUT BA

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram