BNB: Proposta final sobre a PLR deve sair dia 8/10

(Fortaleza) Em negociação realizada na sexta-feira, dia 5/10, com a Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB/Contraf-CUT), o Banco do Nordeste do Brasil afirmou mais uma vez que vai seguir a Convenção fechada com a Fenaban, inclusive em todas as cláusulas econômicas (reajuste, 13ª Cesta-alimentação etc.). Quanto à PLR, a expectativa do banco é de seguir a Fenaban, mas uma proposta definitiva deve ser apresentada até o final do dia 8/10, assim como quanto a questão do adiantamento de férias para os novos funcionários.

Estão fechadas as cláusulas referentes a: folgas, vale-transporte, auxílio-creche (que deve passar para R$ 181, 40), Cin-Pessoal, adicional de insalubridade, indenização por morte, horário para amamentação, fiscalização do restaurante, quadro de avisos e intranet, ausências legais (segue a Fenaban), data de início das férias, auxílio-doença previdenciário/acidentário, seguro de vida em grupo, liberação de dirigentes da AFBNB e contribuição de associados, desconto assistencial, ponto eletrônico, gratificação de função, delegados sindicais e passivos trabalhistas.

Como alguns pontos da pauta específica ficaram sem acordo, estes devem ser discutidos na mesa de negociação permanente, tais como: democratização da Capef, abono de participação sindical, diretor representante, diárias a serviço, perdas passadas. O banco se comprometeu, a pedido da CNFBNB, em colocar uma cláusula específica no acordo coletivo sobre essas negociações. Já os pontos relativos a liberação de dirigentes sindicais, retorno de dirigentes sindicais e da AFBNB, jornada plena, abono 31 dias e férias de 35 dias, devem ser discutidos antes do fechamento do acordo, por pressão da CNFBNB. Confira na íntegra a minuta específica do BNB no site www.bancariosce.org.br

Camed
O banco concordou com as questões referentes a Camed e se comprometeu com a CNFBNB em criar um grupo de trabalho para discutir as questões específicas e a registrar esse compromisso no acordo coletivo.

Compromissos
Endividamento: O banco concordou ainda em suspender por 60 dias o pagamento dos empréstimos (CDC) e que na próxima reunião, dia 16/10, vai apresentar uma proposta para repactuação da dívida. O BNB vai enviar ainda para a Comissão, um documento explicativo a respeito das promoções. Quanto às diferenças do PCR relativas aos caixas, estas devem ser pagas na folha de outubro. Já os reintegrados sub judice, há um parecer favorável da diretoria em regularizar a situação desses fun-cionários.
Plano de Funções – O BNB apresentou um calendário para analisar os critérios de ascensão e promoção do funcionalismo. Confira a seguir:

* Visitas a outros bancos – 20/10
* Análise comparativa com pesquisa de mercado – 30/10
* Validação interna dos requisitos de acesso em comissão – 30/10
* Determinação da margem sobre a folha, com base no acréscimo de 2% – 30/10
* Elaboração da minuta de ajuste ao Plano de Comissão – 20/11
* Elaboração da proposta para a diretoria – 20/12

Fonte: Comissão Nacional dos Funcionários do BNB

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram