BNB: Ponto eletrônico será instalado até o final de maio

A Comissão Nacional dos Funcionários do BNB da Contraf-CUT (CNFBNB/Contraf-CUT) reuniu-se com a Superintendência de Desenvolvimento Humano do banco nos dias 8 e 9/4 para discutir os passivos trabalhistas do funcionalismo, instalação do ponto eletrônico, promoções do PCR, Plano de Funções, Camed/Capef, entre outros temas.

Com relação a ação de equiparação das comissões ficou agendada nova negociação para o dia 7 de maio de 2008, quando o banco deverá apresentar posicionamento sobre a notificação judicial que recebeu no último dia 8/4.

A CNFBNB/Contraf-CUT cobrou uma data-limite para a instalação definitiva do ponto eletrônico em todas as agências. O banco informou que até o final de maio, todas as unidades devem estar com os sistemas instalados.

Quanto às promoções do PCR (tempo de serviço e merecimento), a superintendência informou que até meados de maio deve sair a lista dos promovidos de 2008. No próximo dia 18 serão divulgadas para o e-mail dos funcionários as regras para concorrer às promoções e no dia 22 sai a lista dos elegíveis – este ano serão 2.100 concorrentes. É importante lembrar que quem já foi promovido em 2007 não concorre em 2008. A expectativa do banco é que as promoções já sejam incorporadas na folha do mês de maio.

Sobre o Plano de Função, o grande debate girou em torno da retroatividade. A CNFBNB/Contraf-CUT cobrou resposta sobre a proposta de retroatividade a 1º/9/2007. O banco disse ser inviável por um período que considera longo, mas comprometeu-se a apresentar uma contraproposta na próxima negociação.

Com relação ao Plano CV da Capef, confirmou-se a informação que o plano saiu do DEST e encontra-se agora na Secretaria de Previdência Complementar (SPC). Na ocasião, a CNFBNB/Contraf-CUT informou que estará solicitando, através da AABNB, audiência com o presidente do banco, Roberto Smith, para relatar o resultado da reunião com a SPC para tratar da revisão do plano BD. Quanto à Camed, o banco indicou um representante da área financeira para participar do grupo de trabalho, que realizou sua terceira reunião no dia 10/4. Em breve o GT deve disponibilizar um canal para receber sugestões dos funcionários.

Juros CDC e tarifas – A Comissão Nacional reivindicou ainda a redução da taxa dos juros do CDC. A Comissão pediu também a isenção de tarifas para funcionários ativos e aposentados. O banco ficou de analisar a viabilidade dessas concessões.

Substituições – A CNFBNB/Contraf-CUT cobrou mais uma vez uma resposta do banco para os casos de substituições há mais de seis meses que não estão sendo efetivadas. O banco informou que, em alguns casos, isso acontece porque o funcionários ainda não têm a qualificação exigida para o cargo. No entanto, Tomaz destacou casos de funcionários que chegam a ser impedidos pelos gerentes de fazer os cursos de qualificação e cobrou que isso não fique a critério exclusivo dos gestores das unidades. O banco ficou de analisar os casos que existem hoje no BNB.

Educação Corporativa – A Comissão reivindicou que o banco estenda o subsídio da educação corporativa também aos funcionários que desejam fazer a segunda graduação. Hoje, a prioridade é para quem vai fazer a primeira graduação.

A próxima reunião da mesa permanente de negociação ficou marcada para o próximo dia 15/5, em local ainda a ser definido.

Presenças
Participaram da reunião Tomaz de Aquino (CNFBNB/Contraf-CUT); Carmen Araújo (SEEB/CE); Jairo França (SEEB/AL); Ribamar Pacheco (Contraf-CUT); Roberto Figueiredo (AABNB); Assis Araújo (AFBNB); Chico Reis (SEEB/PI); Lusemir Carvalho (SEEB/PI); Paulo Ramon de Souza (SEEB/PB).Alberto Ubirajara (SEEC/PE); Antônio Galindo (SEEB/BA); e Adílson Azevedo (SEEB/SE).

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram