BNB libera adiantamento da PLR, mas luta pela antecipa‡Æo continua

(Fortaleza) Após intensa mobilização das entidades representativas e dos funcionários, a direção do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) decidiu liberar um adiantamento da antecipação da PLR. O adiantamento será linear, tendo como base o montante provisionado no 1º semestre de R$ 3.380.000 milhões, sendo proporcional aos dias trabalhados. Terão direito ao adiantamento os funcionários admitidos até 31/8/2006. Os demais receberão a PLR quando o banco pagá-la integralmente.

 

A decisão foi acertada com a Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB/Contraf-CUT), em reunião realizada na sexta-feira, dia 1º/12. O banco comprometeu-se a encaminhar para a Comissão até a próxima quinta-feira, 7/12, a proposta do acordo da PLR, que deve ser assinado já na segunda-feira, dia 11/12. O pagamento do adiantamento deve ser feito até a sexta-feira, dia 18/12.

 

“É importante lembrar que isso é só um adiantamento e que nós, funcionários, devemos continuar mobilizados para garantir a antecipação integral da PLR, como aconteceu em outros bancos”, convocou o coordenador da CNFBNB, Tomaz de Aquino.

 

Outra importante conquista dessa reunião foi o pagamento, já na folha de dezembro, das horas-extras relativas aos sábados compreendidos entre setembro de 2005 e agosto de 2006. A decisão vai beneficiar cerca de mil funcionários e atingir um montante de R$ 1 milhão. Foi acertado também o adiantamento do 13º salário para o dia 20 de janeiro de 2007.

 

Quanto ao abono das faltas dos dias da greve, não houve acordo entre a Comissão Nacional e o banco e o assunto deve voltar a ser discutido na próxima reunião, marcada para o dia 12/12.

 

O banco informou ainda que todas as cláusulas da minuta de reivindicação em que a proposta do BNB for superior a Fenaban, prevalecerá a do banco.

 

Ponto Eletrônico

O banco deve enviar na próxima semana a sua proposta para implementação do ponto eletrônico. Na próxima reunião (12/12), o BNB apresentará um esboço do processo de instalação do ponto.

 

Vale Transporte

A superintendente de Desenvolvimento Humano do banco, Zilana Ribeiro, orienta que os funcionários guardem os recibos, mas que o novo modelo de pagamento só poderá ser implementado com a assinatura do acordo, o mesmo acontecendo com as folgas dos novos funcionários. A CNFBNB reivindica que a cláusula seja seguida conforme o estabelecido com a Fenaban.

 

Plano CD da Capef

O plano já saiu das mãos do Conselho Administrativo. Os próximos passos são o envio para o Ministério da Fazenda, do Planejamento, DEST e SPC.

 

Passivos

URP de Pernambuco: em breve deve ser marcada assembléia com a categoria para apresentação de contraproposta do banco.

 

Data Habitual da Bahia – até terça-feira, dia 5/12, o banco deve encaminhar a proposta de acordo para o Sindicato da Bahia, que convocará assembléia para apreciação da proposta para o dia 7/12. O SEEB/BA comprometeu-se a retornar a proposta para o banco até o dia 14/12 e, caso aprovada pela categoria, a assinatura do acordo deve se dar já no dia 15/12. Não há ainda data prevista para homologação e pagamento.

 

Equiparação do Ceará – O banco afirmou ser esta uma das principais prioridades para o início de 2007. Uma reunião específica deve ser agendada com o banco ainda este mês para tratar sobre o assunto.

 

Dependente homoafetivo da Camed

O banco deve enviar proposta administrativa para a diretoria da Camed com o objetivo de que a entidade mude o seu regulamento para aceitar os dependentes homoafetivos.

 

Caixas Efetivos

O PCR estabelece os caixas efetivos como função. O banco informou que os valores já estão sendo expedidos, mas só será considerado efetivamente como função quando da aprovação do Plano de Funções, que deve ser discutido em uma reunião específica em breve.

 

Promoção por Merecimento

O banco deve realizar uma reunião na próxima semana para estabelecer a implementação da promoção por merecimento, como prevê o PCR.

 

Presenças

Tomaz de Aquino (CNFBNB); Ribamar Pacheco (FETEC/NE); Océlio Silveira e Carmem Araújo (SEEB/CE); Marcos Vandaí (Contraf-CUT); José Frota de Medeiros (AFBNB); Jairo França (SEEB/AL); Pedro Carvalho (SEEB/RN); Antonio Galindo (FEEB/BA-SE), além das jornalistas Patrícia Guabiraba (AFBNB) e Sandra Jacinto (SEEB/CE).

 

Fonte: CNFBNB/Contraf-CUT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram