(Blumenau) Bancários do Besc, sindicalistas, representantes de entidades sociais e populares, servidores públicos de Blumenau e região participaram do ato organizado pelo Sindicato dos Bancários na manhã desta quinta-feira, dia 14, em defesa do Besc como banco público e dos catarinenses.
A manifestação foi na agência Centro de Blumenau, e reuniu mais de 100 pessoas. Manifestações semelhantes foram realizadas em várias cidades do Estado neste dia.
Durante o ato foi distribuído panfleto à população denunciando a decisão do governo do Estado de vender as contas-salário dos servidores (sempre administradas pelo Besc) para outro banco. O leilão está marcado para o dia 19 de dezembro, em Florianópolis.
Nesse dia, os sindicatos de bancários de SC filiados à Contraf-CUT organizarão um grande ato público estadual na capital do Estado para protestar contra o leilão.
A decisão do governo é totalmente ilegal porque contraria a Constituição Estadual e o próprio contrato firmado entre o governo do Estado e o governo Federal quando o banco foi federalizado em 2000, e previa que as contas públicas do Estado seriam mantidas sempre no Besc.
Fonte: Adenilson Teles – Seeb Blumenau