Banrisul deixa escapar folha da prefeitura de Porto Alegre

(Porto Alegre) A direção do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região lamentou a perda de mais uma folha de salários pelo Banrisul. A prefeitura da Capital anunciou, nesta quinta-feira, dia 25, que os salários dos servidores ativos e inativos, além de pensionistas, passam, a partir de 1º de janeiro, para a Caixa. O diretor do Sindicato dos Bancários, Antônio Pirotti, diz que falta agressividade e interesse da direção do banco estadual em manter os correntistas. “Essa perda certamente afetará os resultados do Banrisul em 2008”, projeta Pirotti.

O Sindicato dos Bancários fará um estudo para dimensionar o impacto da saída de correntistas com a transferência de folhas. Já ocorreram 45 leilões em prefeituras. O diretor acrescenta que o fato sugere passividade do governo estadual ante medidas que flagrantemente prejudicam o banco.

“Os partidos que comandam a prefeitura da Capital estão na base aliada da governadora. Parece que há uma ação articulada para retirar receita do banco, reduzindo seu peso na gestão de recursos públicos”, criticou o diretor, recordando a venda de ações, que reduziu a pouco mais de 50% o capital social do Estado.

A disputa por clientes está cada vez mais acirrada no setor bancário. Além da redução do número de instituições, os leilões viraram atrativo para bancos privados e os grandes bancos públicos (Caixa e BB) ampliarem ainda mais seu mercado. “Pior é que a vantagem é só para um lado: da prefeitura que ganha um dinheiro extra. Os bancos oferecem vantagens aos clientes que são temporárias. Por que o Banrisul não briga por estes clientes antes de perdê-los?”, questiona.

Fonte: Seeb PoA

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram