(Porto Alegre) Os funcionários do Banrisul rejeitaram, durante o 16º Encontro Nacional dos Banrisulenses, no último sábado, dia 29, na Capital, reajuste salarial de 5,2% oferecido pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A plenária também decidiu pelo estado de greve, a partir desta segunda-feira, 1º de outubro. Na terça, dia 2, os funcionários podem decretar greve por tempo indeterminado, em assembléia geral dos bancários da Capital e Região Metropolitana, prevista para as 19h, no Clube do Comércio, em Porto Alegre. A paralisação começaria no dia 3. Os bancários querem inflação (4,82%) mais 5,5% de aumento real, além de maior participação nos lucros.
O Encontro aprovou que será intensificada a luta em defesa do banco, para fazer valer seu papel de indutor do desenvolvimento econômico e social do Estado. A venda de 43% das ações da instituição, pelo governo Yeda Crusius, é apontada como ameaça ao caráter público do banco. O balanço do primeiro semestre do ano do Banrisul mostra redução de funcionários nas agências, enquanto crescem a terceirização de mão-de-obra e o número de estagiários, grupos que representam hoje mais de 50% dos 8,9 mil trabalhadores do quadro.
“Isso afeta a qualidade do serviço e revela ação clara de querer tirar os clientes de dentro do banco”, critica Fábio Alves, secretário-geral do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários). No dia 3, será apresentado, na Comissão de Serviços Públicos da Assembléia Legislativa, diagnóstico sobre o impacto da venda das ações. O SindBancários lamentou que o governo esteja usando mensalmente R$ 14 milhões do que foi captado e que está em fundos para cobrir rombo do caixa.
A meta, segundo Alves, é disseminar em todo o RS informações que identificam o esvaziamento do caráter público da instituição, ao lado de outros setores. O encontro tratou também da campanha salarial dos bancários. Está em andamento a negociação de itens específicos do pessoal do banco. Na quinta-feira, dia 4, ocorre a segunda rodada com representantes do banco.
Fonte: Seeb Porto Alegre