(Cuiabá) O desrespeito dos banqueiros com o povo brasileiro é nítido. São taxas sobre taxas, tarifas sobre tarifas, juros sobre juros e lucros sobre lucros. Assim tem funcionado o sistema financeiro no Brasil, e os trabalhadores, os grandes responsáveis por esses acúmulos dos donos dos bancos são os que menos têm reconhecimento.
O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso, pensando nisso realizou ontem, Dia do Bancário, das 10h30 até as 16h, uma manifestação caricaturando o personagem do banqueiro. “Queremos mostrar de várias maneiras a imagem que os banqueiros têm de todos nós trabalhadores. Eles nos ignoram e com isso, rejeitam também nossas necessidades, não diminuindo as cobranças de taxas, tarifas e juros e não reajustando os nossos salários”, explica o presidente do Sindicato dos Bancários no Estado de Mato Grosso, Eduardo Alencar.
Na ocasião, pessoas vestidas de banqueiros entregaram bananas à população e assim, demonstraram toda a indignação da categoria bancária.
“Estamos cansados de tanta indiferença, queremos ser ouvidos e queremos também que a sociedade em geral nos entenda e apóie”, afirma o secretário de Saúde do Seeb/MT, João Luiz Dourado.
Na ocasião, o Sindicato também realizou um levantamento para que a Lei da Fila seja devidamente cumprida.
Lei da Fila
O Seeb/MT aproveitou a mobilização e produziu um vídeo com depoimentos de usuários e clientes sobre o cumprimento da Lei da Fila. Com esse material em mãos o Sindicato irá encaminhá-lo ao Ministério Público Estadual, que solicitou esse registro com a finalidade de garantir que a Lei, que está em vigor desde dezembro de 2005, seja devidamente respeitada e cumprida.
“Mesmo não sendo o Sindicato um dos órgãos fiscalizadores, estaremos engajados com esse compromisso, pois sabemos da importância do cumprimento dessa Lei para que haja avanços para toda a categoria”, pondera Eduardo Alencar. Com o adequado cumprimento da Lei das Filas, os bancos são obrigados a contratar mais funcionários, aumentando assim, a geração de emprego e renda e diminuindo conseqüentemente, o assédio moral e a cobrança pelo cumprimento de metas.
É importante esclarecer que a Lei da Fila somente irá ‘funcionar’ se houver envolvimento da população. “É preciso que o usuário ou cliente exija a senha com os horários de entrada e saída das agências e denuncie caso este tempo não seja respeitado”, finaliza o presidente.
Fonte: Neila Gonçalves – Seeb MT