A cidade de Massaranduba, distante 111,3 quilômetros de João Pessoa, foi o alvo escolhido por um grupo formado por cerca de dez bandidos que, fortemente armados, arrombaram, explodiram e roubaram o Posto de Atendimento Avançado (PAA) do Bradesco, na madrugada desta quinta-feira, dia 16.
Além de roubar todo o dinheiro existente no local, o bando fugiu efetuando disparos em via pública. Uma viatura da Polícia Militar e pelo menos dez imóveis foram atingidos pelos tiros. Durante a fuga, os criminosos ainda espalharam vários grampos na estrada para prejudicar o trabalho de perseguição da polícia.
O 43º ataque contra unidades bancárias que funcionam na Paraíba aconteceu por volta das 2h15 da madrugada de ontem. Os criminosos chegaram em Massaranduba em dois veículos: uma L-200 de cor branca e ainda um Fiat Uno, de cor preta.
Fortemente armados com espingardas, uma escopeta e pistolas de uso exclusivo do Exército, todos os criminosos usavam jaquetas escuras e estavam com os rostos protegidospor capuzes. Foi o que confirmou o comerciante José Severino da Silva, de 66 anos, que flagrou o momento que os bandidos arrombavam o posto do Bradesco.
“Eu estava saindo de casa para ir para minha pequena panificadora, que fica aqui vizinho, quando abri o portão, vi logo o bando no meio da rua. Um dos bandidos ainda apontou a pistola em minha direção. Eu corri com medo para dentro de casa, poucos instantes depois ouvimos só a explosão”, contou. O posto do Bradesco funciona na Rua Rogaciano Nunes, no Centro da cidade. É no local onde se concentram as principais lojas comerciais de Massaranduba.
Primeira ação
De acordo com os moradores do local, esta foi a primeira vez que o Bradesco foi alvo dos ladrões em mais de quatro anos de funcionamento. “A explosão foi tão forte que acredito que acordou grande parte da cidade. Depois do crime, eles atiraram tanto que parecia até uma chuva de balas. Na mesma rua foram atingidos pelo menos dez casas. Um tiro de espingarda atingiu uma caixa dágua de fibras que estavaem cima do telhado de uma residência, toda a água foi esgotada”, comentou o vice-prefeito da cidade João Machado da Nóbrega, 76, que inclusive é o proprietário do prédio onde funciona a unidadebancária alvo da quadrilha.
Ainda segundo João Machado, a casa que foi construída em cima do Posto de Atendimento foi desocupada recentemente, por que o morador, com medo das investidas praticadas contra dos bancos, teve medo de permanecer no local. “Está aí desocupada porque ninguém quer vim morar aqui” completou o vice-prefeito.
Os bandidos fugiram pela rodovia estadual PB-095, com destino a cidade de Serra Redonda. No caminho, os criminosos espalharam dezenas de grampos artesanais que foram produzidos a partir da solda de pregos. Policiais Militares e Civis conseguiram juntar vários destas peças.
Policiais escondidos
No momento do assalto, apenas dois policiais militares, vinculados ao 10º Batalhão de Polícia Militar, faziam a segurança de todo o município de Massaranduba que atualmente possui quase 13 mil habitantes.
Ao perceber a presença dos criminosos, os policiais ficaram escondidos dentro da delegacia porque não tinham condições de enfrentar a quadrilha. “Eles estavam com armas de grosso calibre e estavam em número maior que nós. Infelizmente, não tínhamos como enfrentá-los” desabafou um dos PMs.
Ainda segundo os moradores de Massaranduba, na tarde da última terça-feira, eles chegaram a perceber a presença de estranhos no local. “Eu mesmo cheguei a ver essa L-200 rondando com três caras ainda durante a tarde, aqui, nas proximidades do banco” disse o agricultor Orlando Bento da Rocha.