(Belo Horizonte) Novamente os bancos lideram a lista de reclamações dos consumidores, segundo ranking do ano de 2007 divulgado nessa sexta-feira, dia 14, pelo Procon-SP. Ao lado das instituições bancárias estão as empresas de telefonia, que também freqüentam o topo da lista há algum tempo.
Os conflitos entre o setor bancário e os clientes se dão principalmente pela falha dos bancos em garantir a segurança das operações. As reclamações se relacionam em sua maioria com a vulnerabilidade na área de cartão de crédito e no atendimento pela internet.
Segundo Roberto Pfeiffer, diretor executivo do Procon, a garantia da segurança, no caso dos cartões de crédito, é dever da operadora ou banco que fornece o cartão.
A concessão indiscriminada de crédito também alertou o Procon. O órgão relembra que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) teve de rever as regras para crédito consignado, com desconto em folha de pagamento, pois muitos consumidores já tinham boa parte da renda consumida por financiamentos.
O Itaú foi o banco com maior número de reclamações, 1.544, ficando em segundo lugar geral no ranking do Procon-SP. “Mais uma vez está provado que os bancos não têm medida para lucrar, deixando de lado o respeito com os clientes e funcionários”, afirmou Liliane Kely, funcionária do banco e diretora do Sindicato de Belo Horizonte.
Fonte: Seeb BH