Se você planeja passear na Enseada, em São Francisco do Sul, no litoral de Santa Catarina, é melhor levar dinheiro porque não há mais caixas eletrônicos na orla.
Até o começo do mês passado, terminais do Itaú, Bradesco e Banco do Brasil (BB) ficavam à disposição na avenida Atlântica. Mas a onda de arrombamentos aos caixas na cidade levou os bancos a retirarem os equipamentos nas últimas semanas.
Desde o começo do ano, a Polícia Civil registrou quatro casos. O último aconteceu no final de setembro, quando dois homens arrombaram o quiosque do BB durante a madrugada. Policiais fizeram buscas na região, mas não localizaram os suspeitos. Dias depois, o Itaú retirou o terminal da avenida Atlântica e na semana passada, foi a vez do Bradesco.
Restou apenas o terminal do BB. Mas, para a surpresa de quem tenta sacar dinheiro lá, o caixa passou a operar apenas em consulta de saldo e extrato nos últimos dias.
– Sempre saquei aqui, não imaginava que estivesse desativado. Tomara que voltem a ativar o saque até a temporada -, diz o motorista joinvilense Roberto Correia, 53 anos, que viaja quase todos os dias a São Francisco do Sul.
O Banco do Brasil diz que providenciou a troca do caixa na avenida Atlântica e de outros dois arrombados no posto bancário da avenida Santa Catarina, também na Enseada, mas não há previsão de quando os novos equipamentos vão permitir saque.
O Bradesco informou que o terminal 24 horas da Enseada foi retirado porque há uma previsão de mudança. Mas não informou se religará o equipamento. Até o fechamento da edição de domingo do jornal A Notícia, o Itaú ainda não havia se manifestado sobre a retirada do caixa.