A população da cidade de Osasco, estimada em pouco mais de 700 mil pessoas, segundo o IBGE, comemora no dia 19 de fevereiro seu 47º aniversário de emancipação política. A data, considerada oficialmente como o aniversário de Osasco, tornou-se feriado municipal após ser aprovada pela Câmara dos Vereadores e sancionada pela Prefeitura.
Esse direito da população no entanto, começa agora a ser ignorado pela federação dos bancos (Febraban), que obteve liminar na Justiça contra a prefeitura de Osasco para que os estabelecimentos bancários possam funcionar normalmente no dia 19 de fevereiro. “A atitude dos banqueiros é uma afronta não apenas aos bancários que trabalham ou residam na cidade, é um tremendo desrespeito a toda a população e fere inclusive a autonomia dos municípios”, critica a secretária-geral do Sindicato e funcionária do Bradesco, Juvandia Moreira. “Se o banco não recuar, vamos cobrar o pagamento de hora extra com adicional de 100%.”
Segundo a dirigente, os bancários e a população devem reagir para que sua autonomia seja respeitada. “E mais, quem garante que a Febraban não irá questionar outros feriados municipais como o da cidade de São Paulo, em 25 de Janeiro? Essas datas não se tornaram comemorativas à toa, elas marcam a luta e a história de toda uma população. Valores que têm de ser respeitados pelos banqueiros”, afirma Juvandia.
“Para denunciar a postura desrespeitosa Febraban, realizaremos manifestações em Osasco para alertar a população”, diz o diretor do Sindicato Alexandre Bertazzo, destacando que a prefeitura da cidade recorreu da decisão.