Bancos ocupam quatro das dez primeiras posições de reclamações do Procon-SP

As instituições financeiras ocupam quatro das dez primeiras posições no ranking de reclamações do Procon-SP. A pesquisa divulgada nesta sexta, 12 de março, pela fundação de proteção e defesa do consumidor foi antecipada pela jornalista Mônica Bergamo, em sua coluna, no Jornal Folha de São Paulo.

Juntos, Itaú (segundo lugar), Bradesco (sétimo), Unibanco (oitavo) e o banco Ibi (nono) somam 3.849 manifestações de consumidores insatisfeitos que reclamaram em 2009.

Segundo o Procon, de um total de 533.805 atendimentos feitos no ano, apenas 7,8%, ou 41.605 transformaram-se em reclamações fundamentadas. É considerada reclamação fundamentada aquela aberta por meio de um processo administrativo após não ter havido acordo inicial com a empresa.

A Telefônica liderou pelo quarto ano seguido o ranking das empresas com mais reclamações fundamentadas em 2009, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (12) pela Fundação Procon de São Paulo.

A Febraban, federação que representa os bancos, não se manifesta.

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