Bancos investem em empresa de call center que precariza trabalho

(Rio) Está sendo inaugurada a quinta unidade da Contax no Rio de Janeiro, exclusivamente para atender a clientes do sistema financeiro. A nova central de atendimento será uma das mais avançadas do país e funcionará no antigo prédio da central de transmissão da Telemar, na Rua Beneditinos (Centro). Foram gastos R$ 12,5 milhões na reforma e adaptação das instalações.

 

O novo call center terá dois mil postos de trabalho, elevando para quase 17 mil o número de funcionários da empresa no estado. A Contax já é a maior operadora de telemarketing do Brasil e está anunciando a abertura de mais duas unidades em São Paulo e uma em Pernambuco. Com seis anos de existência, a empresa já é o quinto maior empregador do país, com 52 mil trabalhadores.

 

Precarização

A Contax presta serviços terceirizados de call center a diversos bancos. O sindicato do Rio já abriu dois processos contra a empresa por precarização de trabalho. Um, contra o Citibank, envolve o serviço Citifone, terceirizado em 1999. O TRT deu ganho de causa ao sindicato, obrigando o banco a contratar os 400 empregados da terceirizada, sob pena de multa de R$ 800 mil. A Contax também poderá ser multada, caso não obedeça à determinação, em R$ 16 mil por trabalhador terceirizado. Há também um processo em andamento contra o ABN, que está terceirizando os serviços do setor de Consumer, que cuida de leasing e CDC (financiamento de veículos).

 

Fonte: Feeb RJ/ES

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