Bancos gregos sairão ilesos dos testes de estresse, diz ministro das Finanças

O ministro das Finanças da Grécia afirmou ontem que está confiante de que os bancos gregos se sairão bem nos testes de estresse da União Europeia, que visam encontrar possíveis vulnerabilidades no setor financeiro dos países do bloco. Seis bancos gregos, que representam cerca de 90% do mercado do país, estão entre os 91 bancos submetidos aos testes. Os resultados deverão ser anunciados depois do fechamento dos mercados de ações na próxima sexta-feira.

“Os bancos gregos enfrentam os testes de estresse. Temos certeza de que eles sairão ilesos”, afirmou o ministro George Papaconstantinou, em discurso em um almoço de negócios.

O governo está considerando uma oferta de ? 701 milhões (US$ 911 milhões) do banco privado Piraeus Bank, que quer comprar participações nos estatais ATEBank e Hellenic Postbank.

“Toda proposta que é feita, nós examinamos com muito cuidado”, afirmou o ministro Papaconstantinou. Os três bancos gregos estão na lista do teste de estresse, bem como o Banco Nacional da Grécia, EFG Eurobank Ergasias e o Banco Alpha.

Os testes de estresse simulam como as instituições financeiras se sairiam no caso de uma piora drástica da economia, com uma deterioração das condições do mercado financeiro e a elevação dos custos dos empréstimos. Eles analisam também a exposição dos bancos à dívida pública europeia e a qualidade de capital que eles detêm contra riscos.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram