(Brasília) Entre as mais de mil atividades com registro no Ministério do Trabalho, destacam-se 121 profissões com índices máximo de exposição a acidentes. A lista consta do decreto, assinado no início da semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que permite ao trabalhador conseguir o seguro de acidente de trabalho sem depender do empregador e estabelece novas alíquotas para a contribuição das empresas para esse benefício.
O trabalho em bancos e em teleatendimento estão entre os líderes de acidentes de trabalho. Atividades de jornalistas autônomos, artistas plásticos, atores de circo e sindicalistas também estão na lista.
Trinta e oito atividades ligadas à construção estão na lista, como fabricação de azulejos e de casas pré-moldadas. Dezessete atividades ligadas ao transporte também lideram os casos de acidentes de trabalho. Estão na lista, o transporte escolar e o transporte coletivo de passageiros.Constam do decreto, treze atividades referentes ao tratamento de resíduos, como a recuperação de sucatas de alumínio e de materiais plásticos.
Fonte: Agência Brasil