Os dados dos quatro maiores bancos de capital aberto do país, Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Bradesco e Santander, apontam para uma alta de 17% na receita de tarifas e prestação de serviços no primeiro trimestre de 2012 em relação ao mesmo período do ano passado. O ritmo de alta deste início de ano supera o crescimento anual observado em 2011 e 2010, de 13% e 14%, respectivamente.
Com o processo de fusões, maior regulação do Banco Central e pressão por aumento de salários, entre 2009 e 2011 os bancos perderam eficiência ao se comparar a relação entre as receitas de serviços e as despesas com pessoal. Se em 2009 os bancos tinham R$ 138 de receita com serviços para R$ 100 gastos em salários, a relação caiu para R$ 135 no ano passado. No primeiro trimestre, o índice subiu para 142%, ante 137% um ano antes.
Em um momento em que se veem apertados por aumento da inadimplência e pressão do governo e da concorrência para baixar os juros, elevar a receita de serviços é visto como alternativa para os bancos manterem a rentabilidade. Ao menos é o que analistas esperam. “Minha percepção é que eles vão calibrar mais nas tarifas, sim, salvo em administração de fundos”, fiz João Augusto Frota Salles, da consultoria Lopes Filho.
Embora não haja uma onda de reajustes nas tabelas – apenas o Bradesco elevou um de seus pacotes em 14% no início do mês passado -, é possível notar uma movimentação das instituições ligada aos anúncios de reduções de juros.
Para ter todos os benefícios do programa “BomPraTodos” do BB, incluindo o cheque especial com juros de 3,94% ao mês, os clientes terão que aceitar pagar de 36% a 52% mais em tarifas pelo pacote de serviços. No Itaú, que anunciou novo corte de juros, as melhores condições também dependem da portabilidade da conta salário e da adesão a pacotes que são de 26% a 56% mais caros. Em cada banco, as comparações foram feitas com base nos nomes dos pacotes oferecidos – planos chamados de “simples”, “econômico” e “completo”.
O BB diz que adesão ao BomPraTodos é opcional. E tanto ele como o Itaú argumentam que, apesar do nome igual, o conteúdo dos pacotes é diferente. O Bradesco disse que o reajuste alinha “os valores aos custos operacionais envolvidos” e que também houve inclusão de novos serviços ao cliente.