O diretor da Dirad e os diretores do Sindicato Cida Sousa e Antonio Eustáquio
Em reunião realizada na última quarta-feira (28) com o Sindicato dos Bancários de Brasília, o BRB apresentou o resultado do relatório final elaborado pela empresa Quântica, contratada para formatar um novo modelo do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) para os funcionários do banco.
Conforme já divulgado anteriormente, sucintamente seguem, abaixo, as propostas apresentadas pela empresa:
– Criação de três classes com 16 níveis cada, perfazendo 48 níveis, para todos os cargos.
– Necessidade de comprovação de critérios para mudança dos níveis, conforme descrito abaixo:
. 70% de aproveitamento nas duas últimas avaliações – 1 padrão;
. Mínimo de 80 horas de capacitação na referida classe – 1 padrão;
. Escolaridade superior ao requerido pelo cargo – 2 padrões;
. 24 meses de efetivo exercício em agências – 2 padrões;
. 12 meses de efetivo exercício em agências fora da RIDE – 1 padrão.
Com estes critérios, há a possibilidade de transposição de mais de um padrão na mudança das classes.
– Estabelecimento de interstício conforme se segue:
. Classe 1 – 1,2 % por ano;
. Classe 2 – 1,0 % por ano;
. Classe 3 – 0,8 % por ano.
– Promoção:
. antiguidade – uma por ano;
. merecimento – uma a cada dois anos.
– Funções: criação de novas funções, como assessor executivo, analista, especialista, gerente de negócios júnior, pleno e sênior, entre outras.
– Extinção das funções de auxiliar administrativo, de assistente administrativo, de assessor e de assistente de negócios.
As funções serão realinhadas (terão o valor aumentado) como forma de diminuir gradativamente o VR.
– Critérios de comissionamento e descomissionamento: estabelecimento de critérios que deem segurança aos ocupantes de funções comissionadas, cuja perda da função só deve ocorrer com justificativa.
– Enquadramento dos atuais funcionários: enquadrados de acordo com o atual padrão (número de anos de efetivo exercício), como, por exemplo, padrão 20 se enquadra no nível 4 da classe B.
– Trilhas de encarreiramento: estabelecimento de critérios claros para a ocupação de funções comissionadas (encarreiramento), considerando tempo de banco, de agência, capacitação, formação acadêmica.
Implantação
Segundo o banco existe a probabilidade de ser feita no mês de março de 2012, pois há algumas etapas ainda a serem observadas, tais como:
– prazo de 10 dias úteis a contar do dia 27 de dezembro de 2011 para ajustes por parte da Quântica em função de solicitações da Dicol;
– após este prazo, a Quântica apresentará o relatório final ao banco, que aí sim negociará com o Sindicato;
– análise jurídica e técnica das alterações propostas;
– após todos os ajustes, há ainda a necessidade de submeter as alterações ao Consad.
Independentemente da data da implantação, existe a garantia da retroatividade do pagamento do efeito financeiro individualizado a setembro de 2011.
Pendências
Algumas questões ainda estão em aberto, tais como flexibilização do VR (nos casos em que ele ainda existir) para que ele não seja limitador de aumento quando das progressões por antiguidade e mérito, situação da remuneração dos ocupantes das funções que hoje fazem 8 horas e que farão 6 horas com o novo PCS e também dos ocupantes das funções que serão extintas.
“A proposta apresenta avanços, e atende diversos pontos defendidos pelo Sindicato. Porém, há itens a serem negociados dos quais o Sindicato não abre mão”, diz a diretora do Sindicato Cida Sousa.
“A garantia da retroatividade a setembro de 2011 dá conforto aos funcionários. Porém, a implantação do novo PCCR deve ser acelerada. A empresa demorou em apresentar seu relatório. Agora, o banco deve priorizar esta discussão para agilizar sua implantação”, finaliza o diretor do Sindicato, Antonio Eustáquio.
O Sindicato buscará mais informações, pois na reunião do dia 28 ocorreu apenas a apresentação do relatório. Porém, como se trata de uma versão preliminar, visto que ajustes serão feitos, ainda não foi disponibilizada uma versão integral para o Sindicato.
Nova reunião para continuar a discussão sobre o PCCR ficou agendada para o próximo dia 8 de fevereiro, em função da necessidade de ajustes conforme descrito acima.