Valor Econômico
Filipe Pacheco
O banco árabe National Bank of Abu Dhabi (NBAD, na sigla em inglês) abrirá um escritório de representação em São Paulo, que será a principal unidade do banco na América Latina. A instituição, que hoje não está presente na região, aguarda autorização do Banco Central.
O banco árabe é de controle do Conselho de Investimento de Abu Dhabi, entidade comandada pelo governo do emirado. Fundado em 1968 pelo xeique Zayed Bin Sultan Al Nahyan para ser o principal banco do emirado de Abu Dhabi, em uma época em que os Emirados Árabes ainda não estavam organizados da forma atual, o NBAD registrou lucro líquido de US$ 1,18 bilhão em 2012. Listado na bolsa de Abu Dhabi, o banco está presente em 13 países atualmente.
O NBAD mantém atividades nas áreas de varejo, corporativa e de banco de investimento e contratou a executiva Angela Martins para coordenar as operações no país. Até o fim de janeiro, a executiva ocupava o cargo de negócios internacionais do Banco Pine.
Segundo a executiva, o objetivo principal do banco árabe é estreitar laços com agentes locais que facilitem o fluxo comercial e de investimentos. De acordo com Angela, a ideia do banco é manter o escritório de representação num primeiro momento e, posteriormente, entrar com um pedido perante o BC para atuar como banco.
Próxima do mercado financeiro árabe e especialista em finanças islâmicas – segmento financeiro cujas operações respeitam regras religiosas em operações financeiras -, Angela ingressou no Pine em abril de 2011. No começo de 2012, o Pine fechou uma operação de captação por meio de um empréstimo que seguia preceitos islâmicos, no valor de US$ 37,5 milhões, a primeira do tipo feita por uma entidade brasileira.
Anteriormente, a executiva respondeu pela diretoria de negócios internacionais do banco ABC Brasil, subsidiário local do Arab Banking Corporation, cuja sede fica no Bahrein. Com a saída de Angela do Pine, Cláudia Lopes passará a ocupar o cargo no banco.