A luta dos bancários por mais segurança nas agências bancárias chega mais uma vez à esfera municipal. O Sindicato dos Bancários de São Paulo se encontra nesta quinta-feira (19) com o presidente da Câmara de São Paulo, José Police Neto (PSD), para mostrar a importância de uma lei local que obrigue bancos a adotarem a porta giratória com detector de metal como item obrigatório.
Em carta enviada a Police Neto em março – quando bancos da capital anunciaram a retirada do equipamento das agências -, a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, demonstrou preocupação e lembrou a luta da categoria.
“Em 2007, os bancários comemoraram a decisão dos vereadores, que aprovaram por unanimidade a obrigatoriedade da instalação do equipamento em todas as agências da cidade. Porém, em 2008, o prefeito Gilberto Kassab vetou o projeto de lei. Desde então, algumas instituições estão retirando o dispositivo”, afirma. A entidade reivindica que os vereadores retomem a discussão.
No final de março, os trabalhadores estiveram em Osasco para discutir o tema com presidente da Câmara Municipal, Aluisio da Silva Pinheiro (PT). Na ocasião, o vereador se comprometeu a encaminhar um pedido de audiência pública para debater com a sociedade a insegurança nas instituições financeiras.
“Os bancos estão criando clima de medo entre os bancários, vigilantes e clientes”, aponta Juvandia.
De acordo com dados da Secretária de Segurança Pública de São Paulo, só nos dois primeiros meses de 2012 em São Paulo e Osasco foram 18 registros de roubo a bancos.
Bancos multados
No âmbito federal, o Sindicato vem atuando na Comissão Consultiva para Assuntos de Segurança Privada (Ccasp) e mantendo contato permanente com o Ministério da Justiça e a Polícia Federal, que estão discutindo a elaboração de um projeto de lei que cria um estatuto de segurança privada. Os trabalhadores cobram mais rigor na segurança bancária.
A negligência por parte dos bancos se reflete nos números de multas aplicadas nas reuniões da Ccasp. Em julgamento nesta quarta (18) estiveram em pauta 89 processos abertos pelas delegacias estaduais de segurança privada (Delesp) contra irregularidades em agências e postos de atendimento. A soma das multas atingiu R$ 808.970,28.
Webtv
As ações do Sindicato para defender a instalação das portas de segurança nas agências bancárias são destaques do Momento Bancário em Debate da quinta-feira 19. O programa ao vivo vai ao ar pelo site do Sindicato a partir das 20h.