O Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (Seeb/RO) realizou, na manhã de quarta-feira (4), um ato público em frente à agência da Caixa Econômica Federal da avenida Nações Unidas, na região central de Porto Velho. A atividade faz parte do calendário nacional de luta contra o desmonte dos bancos públicos brasileiros.
Com faixas e a distribuição de cartilha informativa, os bancários alertaram a população sobre os riscos de privatização dos bancos públicos, principalmente a Caixa, o Banco do Brasil e o Banco da Amazônia, existentes no estado.
Os dirigentes sindicais, que tiveram a companhia de alguns funcionários daquela agência, esclareceram que, caso o projeto de privatização das empresas públicas – capitaneado pelo governo de Michel Temer – tenha sucesso, os bancos públicos serão extintos e, com eles, programas sociais importantes para a população brasileira, entre eles o Fies (Financiamento Estudantil), Minha Casa Minha Vida (habitação) e o Pronaf (Agricultura Familiar). A agricultura familiar é responsável pela produção de 70% do que é consumido pela população.
A venda dos bancos públicos, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco do Nordeste (BNB), também colocará em risco o financiamento de muitas obras de infraestrutura para o país (e para fora dele) que geram milhões de empregos aos brasileiros.
As informações são do Seeb/RO.