Nesta sexta-feira, dia 12 de setembro, as agências do Banestes amanheceram com cartazes da Campanha Salarial 2008. Negociação específica, reajuste salarial e plano de carreira estão na pauta de reivindicações. Os diretores do Sindicato dos Bancáriso do Espírito Santo estão fazendo panfletagem nas agências localizadas na Grande Vitória.
A atividade, proposta numa reunião do Comando Estadual dos Bancários do Banestes, é uma resposta dos trabalhadores ao banco, que escolheu o dia de hoje para divulgar o seu novo cartão com bandeira própria: o Banescard. Os funcionários foram instruídos para usar a camisa de divulgação do cartão apresentando suas vantagens aos clientes. De acordo com André Sabino, presidente do Sindicato, o objetivo da panfletagem é dialogar com os funcionários a fim de mostrar que, além das metas do banco que todos são pressionados a atingir, os bancários também têm suas próprias metas. “Queremos fazer um contraponto ao cartão apresentado pelo banco e dizer que também temos nosso cartão de reivindicações com bandeiras próprias”, declara.
Uma das principais bandeiras da Campanha Salarial dos Bancários do Banestes 2008 é a retomada da negociação específica entre o banco e o Sindicato, que há dois anos foi rompida, quebrando uma tradição de mais de vinte anos. Na avaliação de André Sabino, “a atividade é mais uma tentativa de pressionar a direção do Banestes para que o banco volte a dialogar com seus funcionários, de forma a melhorar o clima no banco”. O Banestes é o único banco público no país que não quis negociar acordo específico em 2006 e 2007 e, conforme ofício enviado ao Sindicato no dia 2, mantém essa postura neste ano.
Além da retomada da negociação específica, estão na pauta de reivindicação um reajuste que garanta a reposição das perdas salariais acumuladas pelos bancários do Banestes desde 1994, que já somam 46,89% e a discussão de um novo plano de carreira, que possibilite ascensão no banco.