O Sindicato dos Bancários de Pernambuco realizou um protesto contra a política da direção do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) nesta sexta-feira, dia 16, dentro das atividades da campanha de “Mobilização Permanente”. Desta vez, o objetivo do ato foi exigir do Banco do Nordeste o pagamento integral da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) aos bancários.
“A atitude do BNB é absurda e não vamos aceitar de jeito nenhum que a empresa rebaixe uma conquista garantida pelos bancários de forma tão suada, com 23 dias de greve, na Campanha Nacional do ano passado”, garante a presidenta do Sindicato, Jaqueline Mello.
Segundo levantamento do Dieese, houve uma queda de 16,2% no valor total a ser distribuído de PLR. A redução ocorreu devido ao elevado crescimento das provisões para créditos de liquidação duvidosa que, no exercício passado, aumentaram em 124% no curto prazo.
Com isso, há o risco de os trabalhadores ficarem sem o pagamento da segunda parcela da PLR e até mesmo de serem forçados a devolver parte do que já receberam.
“Estamos pressionando o banco com estas atividades e na mesa de negociação. Se o BNB não quiser efetuar o pagamento integral da PLR, os sindicatos estão organizados e vamos fazer uma grande paralisação nacional a partir do próximo dia 28”, afirma o diretor do Sindicato, Alan Patrício, que representa Pernambuco na Comissão Nacional dos Funcionários do BNB.