Bancários protestam em Maceió contra demissões no Itaú Unibanco

Os bancários de Alagoas realizaram nesta quinta-feira, dia 26, uma paralisação em três agências do banco, para protestar contra as demissões que estão ocorrendo na empresa.

Segundo o Sindicato dos Bancários de Alagoas, o movimento, realizado nas unidades do centro de Maceió, também cobrou melhorias nas condições de trabalho, além de celeridade para que os bancários sejam atendidos pelo plano de saúde.

A paralisação nas agências do Centro foi uma iniciativa dos bancários, e também é parte da mobilização nacional dos funcionários – iniciada há mais de um mês – que visa barrar a onda de demissões no Itaú.

Além de retardarem a abertura das unidades até 12 horas, os trabalhadores realizaram protestos, denunciando com faixas e discursos a política de cortes do banco.

“É inadimissível que uma empresa que lucra tanto, graças ao trabalho árduo dos empregados e à exploração dos clientes e usuários, adote práticas nocivas ao emprego, à sociedade e aos direitos trabalhistas”, disse Cláudio Gama, funcionário do Itaú e diretor do Sindicato.

Outro problema sério denunciado durante as manifestações foi a burocracia existente em Alagoas para que os funcionários utilizem o plano de saúde. Como o pessoal não recebeu ainda a nova carteira do plano, todo atendimento médico tem que ser autorizado pela administração. Os funcionários também reclamam de ambientes de trabalho sem refrigeração, pressão das chefias para que eles cumpram metas abusivas e diversos outros problemas.

Foi a segunda manifestação nas agências do Itaú nos últimos 40 dias. A primeira aconteceu em 19 de abril, durante o Dia Nacional de Luta dos funcionários. “Os protestos vão continuar até que o banco pare com as demissões e resolva as diversas demandas dos trabalhadores”, avisa Cláudio Gama.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram