Mobilização exige condições dignas de trabalho para melhorar atendimento
Há um ano, o caos está instalado na agência do Bradesco de Maracanaú. O Sindicato dos Bancários do Ceará mais uma vez realizou manifestação de protesto, nesta quarta-feira, dia 12, para denunciar as péssimas condições de trabalho dos bancários e as precaríssimas condições de atendimento aos clientes.
Mesmo depois dos inúmeros pedidos do Sindicato à direção regional do Bradesco para solucionar o problema, as reclamações continuam desde março do ano passado. Mas agora piorou: o Bradesco transferiu à revelia dos clientes mais de 1.700 benefícios do INSS, antes pagos na agência da Ceasa, para essa agência no Centro de Maracanaú.
Nas longas filas, as pessoas disputam espaço debaixo da marquise por conta da chuva ou do sol. Nesta quarta-feira, debaixo de chuva forte, o quadro era de terror. Pessoas idosas passando mal, outras empurrando para chegar na porta, disputando a prioridade. Mas alguém lembrou “como ter prioridade, se todos somos prioridades e estamos aqui feitos bichos, sem condições de entrar no banco”. Um cenário caótico todos os dias e a indignação tomou conta de todos.
Em busca de solução
Os diretores do Sindicato já voltaram às tratativas junto à diretoria regional do Bradesco no Estado. Mas, caso não obtenham sucesso nas reivindicações, já que ouviram inúmeras promessas anteriores, preparam denúncia aos órgãos de defesa do trabalhador e consumidor, tais como Ministério Público e Procon. Também já estão sendo enviados ofícios à Prefeitura e à Câmara Municipal de Maracanaú, por se tratar de assunto do interesse da comunidade.
Para o diretor do Sindicato, Telmo Nunes, “apesar de ser um banco que lucra bilhões todos os anos, não melhora o atendimento aos clientes. O caos é visível nesta agência de Maracanaú. Fila interminável dentro e fora da agência, e a total ausência de estrutura da unidade são queixas dos clientes, que têm razão em denunciar. Os bancários, por sua vez, reclamam da sobrecarga de trabalho, inclusive com adoecimento de trabalhadores”.
“Nossa reivindicação é por melhores condições de trabalho para os bancários e melhor infraestrutura para atender os clientes. O Bradesco atende muito mal. O Bradesco dispensa ao povo pobre um atendimento precário e ruim”, denunciou Robério Ximenes, diretor do Sindicato.
O dirigente sindical lembrou ainda da necessidade do banco disponibilizar outro prédio para atendimento dessa clientela, que agora aumentou por conta dos transferidos da agência da Ceasa para lá.
“O Bradesco não investe em nada para desenvolver a agência nesse município. Acho que é discriminação com o povo de Maracanaú. A população precisa reivindicar seus direitos e pedir apoio das autoridades locais, porque o problema é de interesse da cidade e dos cidadãos. Esse banco não respeita clientes, nem trabalhadores, e não merece nosso respeito”, afirma Pedro Moreira, diretor do Sindicato.
Denúncias de clientes
Segundo relatos dos clientes, a demora na fila chega a horas de espera do lado de fora e dentro da agência, onde o aperto é grande. “Cheguei cedo e estou em pé esse tempo todo, só falta a gente desmaiar” disse a aposentada Teresinha Saraiva Gomes, 68 anos.
“Desde segunda-feira estou perambulando buscando meu aposento. Já fui no Bradesco da Parangaba e da Ceasa, mas disseram que me mudaram pra cá, sem eu saber”, denunciou Maria Judite de Barros, 77 anos.
“Tem alguma coisa errada, tem algum faturamento por trás. Porque não botam a gente no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal. Sou cliente e idoso, e tenho meus direitos como cidadão. Quero respeito” disse João Evangelista Santos, 65 anos.