Bancários promovem oficina no FSM sobre sistema financeiro nesta quarta

Como espaço do Território Social Mundial, a Casa dos Bancários – a bonita sede do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre – será palco da oficina “Um Outro Sistema Financeiro é Possível”, que será realizada nesta quarta-feira, dia 27 de janeiro, às 14h, dentro da programação do Fórum Social Mundial 2010, que neste ano completa 10 anos. Além de Porto Alegre, as cidades de Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Gravataí, Sapiranga, Bento Gonçalves e Santa Maria estarão com atividades do FSM 2010.

O tema será desenvolvido a partir da exposição da professora americana, radicada na França, Susan George, que abordará o sistema financeiro internacional. Em seguida, haverá apresentação do professor de economia política da PUC de São Paulo e assessor da Contraf-CUT, Carlos Eduardo Carvalho, que focará o mesmo tema sob a ótica brasileira. Carvalho também foi assessor da Confederação Nacional dos Bancários (CNB) e publicou livros sobre a sua área de atuação.

Susan é licenciada em Filosofia pela Sorbonne e doutora em política pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris). Autora de diversos livros, é dirigente da Attac-França (Associação pela Taxação das Transações Financeiras em Apoio aos Cidadãos).

Também é conhecida por suas críticas aos dirigentes da globalização corporativa e pelos livros combativos sobre a fome, o desenvolvimento e a dívida dos países pobres. Atualmente, ela argumenta que podemos aprender lições do início dos anos 40 para transformar nossas economias esfaceladas e interromper a mudança climática antes que seja tarde.

A oficina é uma promoção do Sindicato em parceria com a Contraf-CUT, Federação dos Bancários do Rio Grande do Sul (Feeb-RS), CUT-RS e Associação Brasileira de Organizações não Governamentais (Abong).

O sistema financeiro foi objeto de oficinas nas edições anteriores do FSM em Porto Alegre, sob a coordenação da CNB. A Contraf-CUT, fundada em 26 de janeiro de 2006, planeja a realização de um seminário nacional no primeiro semestre deste ano para aprofundar os debates e coletar subsídios para a atualização do projeto de lei, elaborado pela CNB em 1992, visando a regulamentação do artigo 192 da Constituição Federal.

“Orgulha-nos ver a nossa Casa dos Bancários ser Território Social Mundial. Além das nossas duas atividades, a Casa receberá outros eventos e será referência para o público do Fórum Social Mundial”, ressalta o presidente do Sindicato, Juberlei Bacelo.

Mostra de cinema

A Casa dos Bancários também estará oferecendo ao público participante do Fórum Social Mundial a mostra “Outros Mundos – O Cinema contra as Injustiças da Globalização”. O ciclo, de 26 a 31 de janeiro, terá entrada franca.

O Fórum

O FSM é um espaço internacional para a reflexão e organização de todos os que se contrapõem à globalização neoliberal e estão construindo alternativas para favorecer o desenvolvimento humano e buscar a superação da dominação dos mercados em cada país e nas relações internacionais.

Reuniu-se pela primeira vez em Porto Alegre, entre 25 e 30 de janeiro de 2001, com o objetivo de se contrapor ao Fórum Econômico Mundial de Davos.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram