Os bancários de Londrina paralisaram na manhã desta terça-feira (31) as atividades da agência 109 do Itaú Unibanco em protesto contra mais uma demissão de funcionário na unidade. Esta foi a segunda Operação “Demitiu, Parou” realizada pelo Sindicato em 2012. A primeira ocorreu na agência Centro do HSBC.
“Na ânsia de elevar ainda mais seus lucros bilionários, o Itaú mantém em curso a política de enxugamento do quadro de pessoal. Essa rotatividade é uma forma de achatar a massa salarial da categoria e ampliar a exploração dos funcionários, que estão sufocados com a pressão constante pelo cumprimento de metas”, denuncia Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato dos Bancários de Londrina.
Segundo Wanderley, esse tipo de prática é um desrespeito para aqueles que são responsáveis pelos excelentes resultados obtidos ano a ano pelo banco. “O Itaú vem tendo sucessivos recordes de lucros nos últimos anos e o balanço de 2011 deve repetir isso. Infelizmente toda essa fortuna não reflete na política de pessoal e nas relações com os clientes, fazendo com que o banco tenha conquistado o primeiro lugar em reclamações dirigidas aos Procons de todo o País”, ressalta.
Para mudar este cenário, o presidente do Sindicato afirma que a a Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú Unibanco definiu no final do ano passado priorizar a luta pelo emprego, exigindo mais contratações e lutar para que o Brasil ratifique a Convenção 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho).