Os bancários de Mato Grosso paralisaram por uma hora as atividades da agência do Itaú Unibanco da Carmindo de Campos nesta quarta-feira (22), em Cuiabá. O ato foi em protesto ao posicionamento da direção do banco após a tragédia em que um cliente foi morto por um vigilante depois de uma discussão. Mesmo sem condições psicológicas de trabalhar, os funcionários foram remanejados para outras agências bancárias.
Durante a paralisação, o Sindicato dos Bancários do Mato Grosso (Seeb-MT) se reuniu com os bancários para saber como estavam os trabalhadores. De acordo com o presidente do Seeb-MT, Arilson da Silva, os funcionários estão abalados com a tragédia ocorrida na terça-feira (21).
“Os bancários estão em estado de choque com o ocorrido. Estamos dando assistência e acompanhado os trabalhadores. O banco também está dando assistência psicológica. Lamentamos o que ocorreu, pois acreditamos que toda vida deve ser preservada”.
De acordo com o secretário de Formação e Organização do Ramo Financeiro do Sindicato e funcionário do Itau, Natércio Brito, o protesto repudia a atitude do banco, devido ao seu comportamento com relação aos seus funcionários. “Faltou solidariedade e respeito para com a vítima e os funcionários da agência. Esses funcionários ainda estão em estado de choque e foram obrigados a trabalhar em outras unidades”.
O Sindicato orienta os trabalhadores que não se sentirem em condições de exercer suas atividades a procurar o seu gestor no Itau e comunicar a situação. “Os trabalhadores não podem exercer o trabalho em estado de choque. Todos estão abalados e o banco não pode banalizar a violência e fazer com que os funcionários finjam que nada aconteceu”, observa a secretária de políticas sociais do Sindicato e funcionária do Itau, Italina Facchini.
“Vamos continuar acompanhado o caso para garantir que os funcionários trabalhem em condições favoráveis e não sejam obrigados a exercer as atividades com medo e traumatizados. Repudiamos a postura do banco de minimizar a situação e colocar os bancários para trabalhar em outra agência”, finaliza a diretora do Seeb-MT e funcionária do Itau, Vânia Schembeck.
Cliente é morto após discussão com vigilante
De acordo com informações da Polícia Militar, o empresário Adriano Henrique Maryssael de Campos, 71 anos, entrou no Itau, por volta do meio-dia, para realizar serviços bancários. Ele é proprietário de um restaurante italiano na capital matogrossense.
Segundo os policiais, a vítima foi baleada quando saía da agência, no momento em que passava pela porta giratória. Ele teria levado três tiros e morreu no local.
Testemunhas contaram ainda à polícia que houve uma discussão entre o cliente e o vigia, o que teria motivado os disparos. As discussões entre os dois eram recorrentes, já que, conforme a PM, o cliente sempre se recusava a retirar objetos como moedas, chaves e celulares.
Conforme notícias da imprensa de Cuiabá, o cliente teria cuspido no vigilante e feito um gesto obceno, o teria motivado a reação violenta e trágica.
Após o crime, o vigilante, que era contratado por uma empresa terceirizada de segurança, tirou o colete à prova de balas que usava e saiu correndo da agência. Ele ainda roubou uma moto de outro cliente que estava estacionando na frente do banco e fugiu.
Policiais da Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) estão investigando o caso. Equipes realizam buscas na região, na tentativa de encontrar o suspeito.