A Contraf-CUT, a Fetrafi-NE e os sindicatos dos bancários do Nordeste promovem nesta quarta-feira (18) um dia nacional em defesa do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e contra contra a corrupção. Haverá protestos e manifestações dos trabalhadores. Os atos marcarão o transcurso do 60º aniversário de criação do BNB.
Haverá uma manifestação, às 13h, na Praça Jader Colares, sede administrativa do BNB, no Passaré, em Fortaleza. O Sindicato dos Bancários do Ceará reivindica a substituição imediata dos quatros diretores da gestão Roberto Smith que ainda permanecem ocupando cargos na direção do banco.
O Sindicato distribuirá nota denunciando as manobras políticas feitas para manter os quatros diretores e acobertar irregularidades denunciadas.
Mais denúncias
Não param de chegar ao Sindicato denúncias sobre novas práticas de corrupção no BNB, envolvendo atuais dirigentes. O Sindicato encaminhará tais acusações aos órgãos de fiscalização e cobrará a apuração.
As denúncias envolvem operações fraudulentas no âmbito do mercado de capitais e com empresas dos ramos frigorífico e de energia (Grupo CELPA) em recuperação judicial.
Empréstimos pré-aprovados, através de esquema de escritórios de elaboração de projetos, questionamentos sobre concursos para admissão de novos funcionários e a perda de milhões de reais em ações judiciais para terceirizados do Instituto Nordeste Cidadania, são outras irregularidades para as quais o Sindicato exige apuração, não sem antes afastar os suspeitos que permanecem dirigindo os destinos do BNB.
Bolo de rolo com vela de 60 anos será distribuído durante o protesto, simbolizando, por um lado, a enrolação do governo na condução do assunto e, por outro lado, buscando com todas as forças resgatar a auto-estima dos funcionários no transcurso do aniversário da instituição.