Mais de 40 mil pessoas participaram, nesta quarta-feira (8), da Passeata pela Paz na cidade de Assis. O Sindicato dos Bancários de Assis, juntamente com outras entidades da região, articulou a paralisação de todas as agências bancárias, postos de atendimento e o comércio local até as 12h.
Por cerca de 1h30, os manifestantes vestidos de branco tomaram uma grande extensão da avenida Rui Barbosa. O protesto contou com carro de som e faixas pedindo mais segurança, projetos de desenvolvimento para a cidade e políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes, entre outras reivindicações.
“A motivação para o ato é o grande índice de criminalidade na cidade. Para se ter idéia, no último final de semana estava planejado ataque às agências bancárias da região, e só não foi concretizado porque parte da quadrilha foi presa”, relata Madalena Leite da Silva Nizoli, presidente do Seeb/Assis.
Durante a passeata, os representantes do Seeb/Assis portaram faixas responsabilizando o governo o Estado de São Paulo pela falta de segurança e cobrando ações imediatas do governador José Serra.
Com adesão maciça da população, o evento atraiu a atenção da imprensa local e redes de televisão da macrorregião.