Bancários de três cidades da região do Grande ABC – Mauá, Diadema e São Caetano do Sul – participaram, na manhã desta sexta-feira (31), de assembleias de rua promovidas pelo Sindicato dos Bancários do ABC, dentro da programação de atividades nacionais organizada pelas centrais sindicais e frentes Brasil Popular e Povo sem Medo. As agências das principais concentrações bancárias desses municípios ficaram fechadas até o meio dia.
Durante as assembleias, que aconteceram na rua Barão de Mauá (na cidade homônima, perto da agência do Banco do Brasil), praça da Matriz (Diadema) e praça Cardeal Arcoverde, em São Caetano, foram apresentados temas como as reformas trabalhista e da Previdência, que vão penalizar trabalhadores de todas as categorias, além da terceirização indiscriminada, aprovada pela Câmara dos Deputados na semana passada e que precarizará o emprego e as condições de trabalho.
Representantes da categoria na região também participam agora à tarde do ato que acontece na avenida Paulista, em São Paulo, a partir das 16h. “Após esse debate feito com os bancários nas assembleias de rua vamos somar com outras categorias nessa grande atividade que acontecerá na Paulista”, afirmou o presidente do Sindicato, Belmiro Moreira. Os protestos desta sexta são um preparatório para realização de greve geral no País, prevista para ocorrer em 28 de abril.