O Sindicato dos Bancários do Pará, a Fetec-CUT Centro Norte e a Afbepa fizeram a entrega da pauta específica de reivindicações dos funcionários para a direção do Banpará na tarde de segunda-feira, dia 6, no prédio da matriz do banco, em Belém.
O diretor da instituição, Jorge Antunes, junto com o assessor jurídico Edvaldo Caribé, recebeu a minuta e o ajuste preliminar, documento que garante a validade do Acordo Coletivo de Trabalho vigente até a assinatura do novo instrumento.
Rosalina Amorim e Érica Fabíola representaram o Sindicato; Vera Paoloni, a Fetec-CUT/CN; e Kátia Furtado, a Afbepa.
Calendário de negociações
As entidades apresentaram uma proposta de calendário de negociações com o Banpará, o qual iniciaria no dia 10 e continuaria no dia 17. Porém, o diretor do banco solicitou que o Sindicato encaminhasse ofício ao Banpará, comunicando a proposta de calendário para que o presidente da instituição e a diretoria colegiada possam se posicionar.
Rosalina informou que o ofício será enviado e pediu que o banco priorize a análise da minuta, que tome posicionamento o quanto antes sobre o calendário proposto para que as negociações com o Banpará possam fluir com normalidade e acompanhando o processo nacional de negociações com a Fenaban.
“Para nós é importante que o Banpará acompanhe o processo de negociações da Campanha Nacional da categoria, sobretudo porque o funcionalismo do Banpará possui pautas específicas que têm urgência em serem negociadas e todos e todas estão mobilizados para que a campanha específica no Banco do Estado seja mais uma vez vitoriosa para a categoria”, afirma a presidenta do Sindicato e diretora da Contraf-CUT.
Principais reivindicações específicas:
*Piso do Dieese (R$ 2.416,38) com reflexo no PCS, respeitando o percentual de 5% entre os níveis;
*PLR linear para todos;
*PCS não vinculado às metas;
*Promoção para todos no PCS na data base;
*Aumento de comissão dos caixas, coordenadores de caixa e coordenadores de PABs;
*Valorização dos funcionários do SAC;
*Fim do assédio moral;
*Placas sobre pausa de 10 minutos e ginástica laboral.