Os bancários participam neste sábado (12) pelo quarto ano consecutivo da Marcha Noturna Pela Democracia Racial, que em 2012 chega à 16ª edição e leva o tema Racismo é Crime. A concentração será às 15h e a saída para a caminhada está marcada para 18h.
A mobilização é organizada pelo Instituto do Negro, entidade filantrópica criada pelo Padre Batista de Jesus Laurino. “Eles têm um trabalho voltado para a inclusão e combate a qualquer tipo de discriminação, assim como os bancários, que buscam igualdade de oportunidades em todos os segmentos da sociedade”, afirma o diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Julio César Silva Santos, coordenador do coletivo racial.
“Será também mais um momento para reafirmarmos nossa luta permanente por mais homens e mulheres negros no meio bancário e em igualdade de condições.”
A concentração será na Rua do Carmo, em frente à Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, ao lado da Praça da Sé, onde haverá apresentações artísticas e atos religiosos de diversos cultos.
A marcha sai dali e percorre as ruas do Centro até a igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, no Largo do Paissandu, que completou 300 anos em novembro do ano passado.
“Essa foi a primeira igreja onde os negros de São Paulo puderam rezar, mas ainda assim na parte de baixo”, explica Júlio. Lá, após a chegada da marcha, haverá do lado externo uma benção aos participantes, que marcará o encerramento da atividade.