Bancários em greve doam sangue e dão lição de solidariedade no Ceará

Protesto consciente contra banqueiros sanguessugas

Os bancários cearenses em greve, com apoio da CUT e do movimento sindical, mostraram o real sentido de solidariedade, ao contrário dos bancos, durante uma doação coletiva de sangue, na sede do Hemoce, nesta terça-feira, dia 8. Os grevistas e apoiadores atenderam à convocação do Sindicato dos Bancários do Ceará e compareceram ao Hemoce para dar uma lição nos banqueiros – os vampiros sanguessugas dos trabalhadores.

Segundo o presidente do Sindicato, Carlos Eduardo Bezerra, “os bancários tem um compromisso social com atendimento à população todo o ano, doam seu sangue como profissionais. Neste momento da greve, identificando a redução do estoque de sangue do Hemoce, resolvemos fazer um protesto solidário, solidário à população. Nós bancários queremos condições de trabalho decente, só quem não tem demonstrado isso são os banqueiros, os verdadeiros vampiros da economia brasileira”.

Apoio do movimento sindical

Durante a doação coletiva de sangue dos bancários, estiveram também doando sangue representantes de outras categorias cutistas, como metalúrgicos, têxteis, servidores públicos e rurais, prestando solidariedade à greve que completou 20 dias, bem como à sociedade cearense.

A presidente da CUT/Ceará, Joana D’arc Almeida destacou que a iniciativa da doação coletiva de sangue é para mostrar à sociedade nossa solidariedade “pois campanha salarial não é só por reajuste, temos também um compromisso social. Nós pensamos em mostrar nossa preocupação com a sociedade, aproveitando o contexto da greve, e fazer um protesto contra os banqueiros, que não sabem o que é solidariedade com os trabalhadores”.

Para a funcionária do Banco do Brasil, Mara Ronnyse dos Anjos, “essa iniciativa do Sindicato é fantástica. Estava querendo doar sangue há muito tempo e achei essa uma boa oportunidade, não só pela nossa luta, mas também pela necessidade de apoiar o Hemoce, carente de nosso apoio”.

O bancário Marcos Paulo Alves de Souza, do Banco do Brasil, disse que “nós estamos demonstrando nossa preocupação com o próximo. Os banqueiros devem se preocupar com os seus funcionários, como nós nos preocupamos com a sociedade, através de um ato de vida, que é doar sangue. É isso que a gente espera dos banqueiros!”.

Para Wagner Goes Ribeiro, funcionário do BB, participar dessa doação coletiva de sangue é importante porque “doamos o nosso sangue o ano todo para os sanguessugas dos banqueiros e agora vamos doar para quem realmente precisa. Sou doador voluntário e acho importante essa iniciativa do Sindicato”.

O empregado da Caixa, Antonio Claret Joly, disse: “sempre quis doar sangue e acho importante a ideia do Sindicato, porque tem pessoas que precisam. Á iniciativa do Sindicato é oportuna, pois juntou o útil ao agradável: útil por causa da greve, agradável por estar contribuindo com a população”.

Iniciativa importante

A coordenadora de Captação de Doadores do Hemoce, Nagela de Lima, elogiou a iniciativa dos bancários e destacou que “as doações de sangue, como esta organizada pelo Sindicato, são importantes, pois contribuem com a sociedade e com o restabelecimento do estoque do Hemoce”.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram