Ato público colorido e bem-humorado na Avenida Rio Branco
Os bancários do Rio de Janeiro realizaram nesta sexta-feira, dia 3, o ato público de abertura oficial da Campanha Nacional 2012, com uma passeata na Avenida Rio Branco, da Candelária ao Beco do Lume, no centro da cidade. Os sindicalistas receberam total apoio dos bancários, que acenavam das agências fazendo sinal positivo para os manifestantes.
A Companhia de Emergência Teatral chamou a atenção da população com mágicos em alusão aos “truques” dos banqueiros para enganar a categoria e à população, numa crítica bem-humorada à exploração dos bancos sobre os funcionários e aos altos juros e tarifas cobrados dos clientes.
Unidade nacional
O presidente do Sindicato, Almir Aguiar, disse que esta campanha será a mais dura dos últimos anos e que, mais do que nunca, a mobilização dos trabalhadores será fundamental para o êxito do movimento.
“Os bancos usarão como desculpa a crise internacional, criada por eles mesmos. Mas os lucros continuam crescendo no Brasil e os ganhos acumulados em 20 anos não têm precedentes no mundo. Não tenho dúvidas de que os bancários do Rio participarão ativamente da campanha salarial e fortalecerão a unidade nacional”, afirmou.
Na parte da tarde, Almir fez a entrega simbólica da minuta de reivindicações no Sindicato dos Bancos, na altura da Praça Mauá.
As negociações começam na terça e quarta-feira, dias 7 e 8, em São Paulo, e continuam nos dias 15 e 16.