Foi realizada na manhã de domingo, 1º de julho, a plenária final da 14ª Conferência Estadual dos Bancários do Paraná, em Umuarama.
Após os debates dos Grupos de Trabalho, os representantes dos bancários apresentaram e aprovaram as propostas para os quatro eixos temáticos da campanha salarial: 1) Emprego (que inclui correspondentes bancários, terceirização e mais contratações); 2) Remuneração (sobre aumento real, valorização do piso, PLR, plano de cargos e salários e previdência completar); 3) Saúde e Condições de trabalho (sobre segurança bancária, metas abusivas e assédio moral); e 4) Sistema Financeiro Nacional.
“Ao longo destes dois dias, os debates foram muito produtivos e demonstraram a importância da realização das Conferências Estaduais todos os anos. Agora que as propostas do Estado foram aprovadas, elas serão encaminhadas e defendidas na Conferência Nacional”, concluiu Elias Jordão, presidente da FETEC-CUT-PR.
Ao final do evento, também foi eleita a delegação de representantes do Paraná para a 14ª Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada entre 20 e 22 de julho, em Curitiba.
Abertura
Participaram da mesa de abertura do evento os presidentes dos dez Sindicatos de Bancários filiados à FETEC-CUT-PR, de Apucarana, Arapoti, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Paranavaí, Toledo, Umuarama e Assis Chateaubriand e suas respectivas regiões. Também estiveram presentes o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) e representantes da Contraf-CUT e da CUT-PR.
O vice-presidente da CUT-PR e dirigente do Sindicato de Curitiba e região, Marcio Kieller, ressaltou a importância do evento no processo de construção da Campanha Nacional dos Bancários 2012. “Essa Conferência é um grande exemplo do que é a nossa campanha salarial, democrática e participativa, que começa nas bases de cada Sindicato aqui representado e culmina na Conferência Nacional dos Bancários, este ano a ser realizada em Curitiba”, ressaltou.
O presidente do Sindicato de Curitiba e região e membro do Comando Nacional dos Bancários, Otávio Dias, ressaltou que a vinda da 14ª Conferência Nacional dos Bancários para Curitiba, quando o Sindicato completa 80 anos de fundação, é uma conquista de todos os trabalhadores paranaenses. O dirigente também alertou sobre o cenário de negociações.
“A campanha salarial de 2012 será uma das mais difíceis dos últimos anos, devido à conjuntura econômica! Mas, nossa força e capacidade de organização, neste ano em que a CCT dos bancários completa 20 anos nos trará novas conquistas”, destacou.
O presidente da FETEC-CUT-PR reiterou a dificuldade que o cenário econômico irá impor à luta dos bancários, mas foi otimista: “Temos muitos desafios pela frente, mas, tenho certeza, sairemos da campanha salarial de 2012 com muitas conquistas. Se os bancos estão dando lucros cada vez maiores, é porque os trabalhadores bancários se dedicam cotidianamente para isso. Nada mais justo que exijamos condições de trabalho dignas”, afirmou Elias.
Por fim, o diretor da Contraf-CUT e presidente do Sindicato de Londrina e região, Wanderley Crivellari, saudou os participantes. “Nós temos que sair desta Conferência cientes do nosso papel mobilizador. Se nós não nos atentarmos para a luta por melhores condições de trabalho, não daremos uma resposta adequada aos maiores problemas que afetam a categoria bancária. Precisamos escancarar os lucros absurdos que os banqueiros estão tendo nesse país. Não há o que regule o funcionamento dos bancos nos Brasil, precisamos de regulamentação”, ressaltou o dirigente, ao afirmar a necessidade de uma Conferência Nacional do Sistema Financeiro.