(Toledo) A situação no HSBC hoje é dramática, com longas filas, tarifas altas e falta de funcionários, pois os que ficaram nas agências estão tendo que trabalhar sobrecarregado. Um gerente de contas, por exemplo, atende de 500 a 3.000 clientes, cumprindo as necessidades individuais de cada um, ainda tem que dar conta das atribuições da função como: cobrança de vendas, cobrança de dívidas, cobrança de controles internos, que hão de convir que é humanamente impossível conseguir fazer tudo isso.
Tem mais, antes os gerentes de aquisição e os hunters (extinto os cargos) faziam a abertura das c/c, física e jurídica. Hoje quem faz é o gerente de contas, que preenche um formulário de quatro folhas com os dados do cliente, manualmente e sem rasuras, para posterior envio a Curitiba para digitação e abertura da conta.
O banco diz em seus comunicados internos que pretende ser uma das melhores empresas para se trabalhar, mas falta muito para chegar lá. Na realidade acontece o contrário, baixos salários em relação ao mercado, necessidade de contratação, assédio moral, pressão sem limites, ameaça de demissão, excesso de trabalho. Para ser uma das melhores empresas precisa tratar com respeito seus funcionários.
Fonte: Seeb Toledo