Bancárias e bancários do Extremo Sul da Bahia se reúnem neste sábado (26), a partir das 10h, no 30ª edição do Encontro Regional d@s Bancári@s para debater os impactos do trabalho nos bancos sobre a saúde mental e física da categoria. Com o tema “Defender a saúde e ampliar os direitos” o Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia busca contribuir com a reflexão e a consciência sobre temas atuais que impactam o dia a dia dos bancários e bancárias. O encontro será realizado hotel Portonápolis, em Eunápolis, na Bahia.
“É crescente o adoecimento por doenças psíquicas na categoria, como depressão e síndrome de burnout. Por isso é de suma importância a participação dos bancários e bancárias para poderem compreender o que é assédio e as consequências que ele pode gerar”, disse Fabiano Matias, diretor administrativo do Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia.
Na parte da manhã, Mauro Salles, secretário de saúde da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), e Fabiana Uehara Proscholdt, coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal, irão conduzir o debate, que tem sido prioridade do movimento sindical.
Segundo Salles, é preciso dar visibilidade ao problema e cobrar dos bancos medidas efetivas para evitar o alto número de adoecimento entre os bancários. “Apesar de representar 1% do emprego formal no Brasil, a categoria bancária responde por 24% dos afastamentos acidentários (B91) por doenças mentais e comportamentais no país. Em 2012, esse percentual era de 12%”, argumentou.
No período da tarde estão previstos debates em grupo e a construção coletiva de um plano de ação com críticas e sugestões. De acordo com a coordenadora da CEE, o evento é o local propício para “conhecer e conversar com mais colegas, trazer e levar informações e principalmente fortalecer nossa unidade para lutarmos por boas condições de trabalho, respeito e valorização”, disse.
Confira a programação
10h – Abertura
10h15 às 13h – Apresentações e debates
13h às 15h – Intervalo de almoço
15h às 17h – Debates em grupo e construção de plano de ação
17h30 – Encerramento dos debates
20h – Coquetel de confraternização com festa dançante
Fonte: SindBancários/Extremo Sul da Bahia, com edições da Contraf