(Vitória) As agências do HSBC localizadas na Praia do Suá, no município de Vitória, e no Centro de Vila Velha tiveram suas atividades paralisadas por uma hora na manhã desta quarta-feira (12). O objetivo dos protestos realizados pelo Sindicato dos Bancários/ES e por funcionários do banco foi fortalecer a campanha nacional contra a sobrecarga de trabalho imposta aos trabalhadores do HSBC.
Em algumas agências do HSBC, o atendimento é das 9 às 17 horas, sendo que muitos funcionários da instituição iniciam suas atividades pela manhã e chegam a trabalhar até as 23 horas. Esses bancários recebem por apenas uma jornada de trabalho, quando, na prática, são submetidos a dois turnos. Essa extensa carga horária deixa os trabalhadores mais expostos ao estresse e a todo tipo de doenças relacionadas ao trabalho.
“A manifestação de hoje teve um caráter de advertência. O Sindicato está fiscalizando o excesso de trabalho e vai visitar as agências do banco juntamente com fiscais da DRT. Somos favoráveis ao atendimento prolongado, desde que acompanhado da contratação de novos funcionários, para que não haja sobrecarga de atividades”, destaca Ricardo Rios, funcionário do HSBC e diretor do Sindicato dos Bancários/ES.
Fonte: Ronaldo Cassundé – Seeb ES