– No meu sindicato, no meu local de trabalho, na minha casa, dengue não. Com esta convocação, o presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE), Marcos Saraiva pediu aos militantes sindicalistas que se engajem na campanha, lançada pelo Sindicato, em parceria com a Secretaria de Saúde do Município, de mobilização dos sindicalistas no combate à dengue. Segundo ele, “cada sindicalista, cada militante precisa assumir a responsabilidade de cuidar com muito carinho da sua casa, do local de trabalho, do sindicato, da sua cidade. Todos somos agentes importantes na disseminação de informações no combate à dengue. Essa luta é de todos nós”.
A solenidade de lançamento da campanha de combate à dengue, pelo Sindicato dos Bancários do Ceará aconteceu na manhã de segunda-feira, dia 14/4, na sua sede, com a participação de representantes de 40 Sindicatos e de três centrais sindicais. O SEEB/CE fará folheteria própria com informações de combate à dengue, que serão distribuídas com seus associados, bem como será feito um dia de mobilização com dirigentes sindicais distribuindo materiais nos terminais de ônibus de Fortaleza.
“A idéia é disseminar informações. Fazer de cada sindicalista um agente de combate ao mosquito Aedes aegytpi”, completou o presidente da CUT-Ceará, Jerônimo do Nascimento.
O Secretário de Saúde do Município, Odorico Monteiro fez um histórico da dengue e como chegou até nossos dias. Destacou a importância da mobilização dos sindicalistas para combater a doença. “Estamos apelando para que a militância sindical divulgue em seus veículos de comunicação, os meios de combater a dengue. É tão importante a informação, que estamos pedindo apoio dos Forças Armadas, das Igrejas, e todas entidades de classe, para formar uma cruzada de combate à dengue na cidade de Fortaleza”, disse.
A importância de se fazer uma cruzada de combate à dengue foi ressaltada também pelo Secretário de Saúde do Estado, João Ananias. Ele propôs que os dirigentes sindicais façam reuniões nos locais de trabalho e que sejam disseminadores de informações de combate ao mosquito transmissor da doença. Segundo ele, temos que combater o ovo, as larvas, ou seja no nascedouro do mosquito.
Ao final do lançamento da campanha de combate à dengue, sindicalistas já sairam com material para distribuição, como folhetos e adesivos.