Os funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) estarão mobilizados nesta quarta-feira (14) em um Dia Nacional de Luta pelo pagamento integral da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), conforme orientação da Contraf-CUT, através da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB), órgão que assessora as negociações com o banco. A mobilização será reforçada por um ato de protesto, às 13h, na Praça Jáder Colares, no Passaré, onde fica a sede do banco, em Fortaleza.
Agências de toda a região Nordeste serão alvos de manifestações, que serão organizadas pelos sindicatos. “A mobilização poderá culminar com uma paralisação total das atividades do banco a partir de 28 de março, a ser deliberada em assembleias no dia anterior”, diz Tomás de Aquino, coordenador da CNFBNB. Nesta sexta-feira (16), os bancários terão uma nova rodada de negociações com o BNB, em que será tratada a questão da PLR.
O Sindicato dos Bancários do Ceará solicitou ao Dieese uma análise do balanço do BNB e constatou queda de 16,2% no total a ser distribuído a título de PLR em 2011 em relação a 2010. A redução ocorreu devido ao elevado crescimento das provisões para créditos de liquidação duvidosa que, no exercício passado, aumentaram em 124% no curto prazo. Com isso, há o risco de os trabalhadores ficarem sem o pagamento da segunda parcela da PLR e até mesmo de serem forçados a devolver parte do que já recebera.
“Não aceitamos que os funcionários paguem a conta de gestões ineficientes. Vamos todos para as ruas nesta quarta para garantir nosso direito à PLR integral, assim como assegurado aos bancários dos demais bancos”, aponta Tomás de Aquino.