Os bancários no Extremo Sul da Bahia aderiram à paralisação de 24h nesta terça-feira (19), no Dia Nacional luta do no BNB. Houve retardamento da abertura nas agências de Itamaraju, Teixeira de Freitas e Porto Seguro até o meio dia e paralisação por 24 horas nas agências de Medeiros Neto e Eunápolis.
Os funcionários decidiram por unanimidade autorizar a direção do nosso Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia a ajuizar Ação pelo Cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho, no tocante ao pagamento da PLR, relativo ao acordo coletivo 2015/2016.
A avaliação da Contraf-CUT é que como não há acordo assinado sobre a PLR dos bancários do BNB, os trabalhadores reivindicam o que está previsto no Acordo Preliminar, durante a campanha salarial 2015, onde o Banco se comprometeu a seguir a Fenaban quanto ao pagamento da Participação nos Lucros e Resultados.
O funcionalismo do BNB está indignado com a crise de governabilidade no Banco do Nordeste, marcada por desrespeito e descumprimento aos compromissos com a representação dos empregados. Um exemplo é a falta de resposta às reivindicações sobre a reestruturação do Plano de Cargos e Salários e o Ponto eletrônico. Outro fantasma ronda os funcionários, é o risco de rebaixamento de salários e funções, na famigerada proposta de reclassificação na rede de agências.
Vamos manter a mobilização. Vamos à luta.